grupo de estudos sobre análise de sonhos

Como falei no post ‘supervisão em psicoterapia‘, a formação continuada de um bom psicoterapeuta inclui psicoterapia, supervisão e grupos de estudos, onde se possa discutir a teoria e a prática terapêutica com outros profissionais.

Com isso em mente, criei um grupo de estudos com base no livro ‘Seminários sobre Análise de Sonhos’ de Jung. Uma série de conferências realizadas por Jung entre 1928 e 1930, para um fechado grupo cuja ‘permissão de Jung para assistir era um requisito, e os membros estavam ou haviam estado, todos, em análise com Jung ou com um dos poucos analistas em Zurique’.

Jung realizou esses seminários com o intuito de expor seus conceitos psicológicos e seus métodos analíticos. Esse livro ‘oferece o registro mais completo do método de Jung da amplificação na análise de sonhos’.

Para Jung, ‘a análise dos sonhos é o problema central do tratamento analítico, pois é o mais importante meio técnico de abrir uma via de acesso ao inconsciente. O principal objetivo nesse tratamento, como vocês sabem, é descobrir a mensagem do inconsciente.’

Os encontros acontecem a cada duas semanas, às sextas-feiras pela manhã e a proposta é que cada participante vá lendo o livro e no encontro trazemos destaques, dúvidas, associações… vamos discutindo a teoria e a prática, com base no livro e acrescentando nossos saberes e questões da vida e do consultório.

O grupo acabou de se formar e está lindo! Entre em contato comigo (falecomigo@anaferes.com) se sentir vontade de se juntar a nós? Vou adorar te receber.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
inscrever-se
Notify of
0 Comentários
feedback em linha
ver todos os comentários

textos especiais nos equinócios e solstícios por email? assine.

nunca compartilharemos seus dados

0
deixe seu comentáriox
()
x

sobre o blog

Esse blog nasceu de um constante mergulhar em mim mesma e no universo ao meu redor.

Traduzir em palavras os sentimentos que me atravessam me ajuda a organizá-los e refleti-los.

Perguntar-nos ‘Quem sou eu?’ é pra que estamos aqui! E eu espero te inspirar a explorar esse tema.

about the blog

This blog was born from the constant dive into myself and the universe around me.

To reflect into words the feelings that emerge, helping me to organize and translate them.

To ask ourselves ‘Who am I?’ is what we are here for! I hope this blog inspires you to explore it.