2024, astrologicamente falando – parte 1

2024 começa cedo. quero dizer, o ano astrológico 2024 vai começar no dia 20/03, no equinócio Áries, quando o Sol cruza o zero grau do signo, como sempre. mas.. no calendário romano que começa no dia 01/01, a energia já dá as caras com o que podemos chamar de tons de 2024!

em 2024 teremos a Grande Conjunção entre Júpiter e Urano, no grau 22º de Touro, no dia 20/04; o mais importante evento e a marca de 2024. Chama Grande Conjunção porque é uma conjunção entre grandes de fato, planetas sociais e transpessoais, que não se encontram com frequência, e que, quando o fazem, costumam marcar mudanças de paradigmas, culturas e movimentos sociais importantes. entre março e junho estará bem ativa.

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, chamado de o ‘grande benéfico’, regente de Peixes e Sagitário, o que expande o que toca e traz sorte. Urano é o regente de Aquário, planeta das surpresas, das massas, da tecnologia e das rupturas. em Touro, primeiro signo de terra, que fala do nosso corpo, do que é material, como a terra, os valores, a alimentação, o dinheiro.

o que valoramos enquanto indivíduos e sociedade estará mudando radical e abruptamente a partir de 2024. Individualmente vai ser impactante nos assuntos da casa onde está esse grau de Touro.

podemos assistir mudanças significativas em termos econômicos mundiais – sim, mais ainda – e um dos 3 pilares foco da presidência do Brasil no G20 – a reforma dos organismos internacionais -, encontra terreno fértil em 2024.também em Abril teremos um Eclipse total do Sol, em Áries que será fortíssimo. Sol, consciente, masculino e ativo, será totalmente eclipsado pela Lua, inconsciente, feminina, receptiva. precisamos encontrar novas formas, mais femininas, de estar no mundo. é urgente e vai acontecer.

Abril trará mudanças sim ou sim. principalmente para taurinos, escorpianos, aquarianos e leoninos de Sol, Lua e Ascendente. mas será para todos na real!

mais ainda porque Plutão chega em Aquário em 21/01, acompanhado pelo Sol, e logo em Fevereiro recebe as conjunções de Mercúrio, Marte e Vênus. Uau!! Os três planetas pessoais em conjunção com o mais distante dos planetas transpessoais. Veremos movimento tanto no coletivo quanto em cada vida individual.

Plutão é o planeta do que está escondido, reprimido e inconsciente. o deus Hades quer esfregar a sombra na nossa cara. em Aquário vai nos mostrar aspectos sombrios do individualismo, da iniqüidade social, vai pedir mobilização das massas para mudar o status quo. Vai trazer à superfície mais e mais problemas do uso intensivo da tecnologia nas nossas vidas, principalmente na forma concentrada, desregulada e indiscriminada como a usamos hoje. A última vez que Plutão entrou em Aquário foi lá pelos idos de 1778 e tivemos revoluções, né? francesa, americana…

até 2044, quando Plutão sair definitivamente de Aquário estaremos vivendo num outro mundo!

os ‘finalmentes’ de Plutão em Capricórnio (está lá desde 2008) no segundo semestre de 2023, escancarou como vivemos num mundo da não-alteridade: a hierarquia dos homens, brancos, da geração boomer ou X mandando no mundo. o que?? deu né??!!

as diferenças entre as gerações boomers, X, millenials e a geração Z são imensas. precisamos mudar a forma de abordar nossas questões: individuais, locais, globais… precisamos deixar espaços cada vez maiores para as novas gerações e novos atores… para novas visões e possibilidades de tentarmos maior harmonia mundial. certamente boomers e X deram suas contribuições, mas precisamos abrir novos espaços. e Plutão em Aquário vai nos exigir isso.

Júpiter começa o ano super desperto (sai do movimento retrógrado em 30/12/23), em Touro, e anda rapidinho, fazendo uma ventania interessante de acontecimentos na casa Touro do nosso mapa. encontra Urano em Abril e segue sua trajetória, entrando em Gêmeos ainda em Maio para logo fazer uma quadratura com Saturno em Peixes. Serão 3 quadraturas entre 2024 e 2025. Isso é importante. Uma quadratura é um ângulo de 90º entre planetas, uma luta de forças. O excesso de informação causando inquietude mental X o trabalho responsável de Saturno em Peixes, que pede silêncio e profundidade.

Júpiter chega para essa quadratura forte e ‘renovado’ pelo encontro com Urano. em gêmeos quer que construamos comunidades e trabalhemos a consciência, enxergando nossas crenças e verdades rígidas; olhando mais para dentro do que para os excessos de fora. Saturno em Peixes representa um fechamento de ciclo, pois está no último signo do zodíaco – de mar/23 a mai/25. essa quadratura representa uma disputa, que se bem trabalhada pode levar a um lugar de síntese muito interessante. Saturno, o senhor do tempo e da responsabilidade quer que amadureçamos. o que estamos fazendo aqui? o que é a vida e porque estamos aqui? precisamos nos fazer as perguntas existenciais que não querem mais calar… a comunicação geminiana tem que se voltar para dentro… nossas infantilidades vão custar cada vez mais caro, sorry to say.

Mercúrio arranca direto no primeiro dia do ano e em seguida entra em Capricórnio ainda cedo no mês de janeiro. o planeta da comunicação no pragmático e ‘certeiro’ signo de Capricórnio nos diz que podemos começar cedo nosso ano de trabalho, lançamentos, planos de ação. Plutão está lá dando seus últimos passos e em 19/01, faz sua conjunção ao Sol, pela última vez em Capricórnio em 280 e tra la lá anos… no grau 29º com 59″ minutos!!! qual a casa Capricórnio do seu mapa? tem um ciclo, que começou em 2008, que está se fechando ali ou está sendo chamado a uma conclusão, um desfecho desse ciclo, com muita determinação.

em 11/01 temos a primeira Lua Nova do ano, em Capricórnio, com aspectos super positivos e com energia de arranque, ação, vamos que vamos! em Fevereiro serão váriosssss planetas fazendo conjunção ao um novo Plutão em Aquário, reforçando o clima do ano. e em março já começam os Eclipses…. ou seja, os primeiros meses do ano estão com energia intensa, sem parar.

2024 vai exigir flexibilidade, novas atitudes, responsabilidade e resiliência.

que venha 2024! estou bem afim!

p.s.: escreverei uma parte 2 para o segundo semestre de 2024 para nos focarmos nesses primeiros meses, principalmente até Maio, que teremos suficiente trabalho! 😉

inscrever-se
Notify of
2 Comentários
mais novos
mais velhos mais votados
feedback em linha
ver todos os comentários
luciana cunha
4 meses atrás

amei, adoro sua escrita objetiva, prática, cheia de amor e estímulos para seguirmos conectados! que venha 2024!

posts relacionados

textos especiais nos equinócios e solstícios por email? Assine.

nunca compartilharemos seus dados

2
0
deixe seu comentáriox

sobre o blog

Esse blog nasceu de um constante mergulhar em mim mesma e no universo ao meu redor.

Traduzir em palavras os sentimentos que me atravessam me ajuda a organizá-los e refleti-los.

Perguntar-nos ‘Quem sou eu?’ é pra que estamos aqui! E eu espero te inspirar a explorar esse tema.

about the blog

This blog was born from the constant dive into myself and the universe around me.

To reflect into words the feelings that emerge, helping me to organize and translate them.

To ask ourselves ‘Who am I?’ is what we are here for! I hope this blog inspires you to explore it.