astrologia é coisa séria

Como em tantas outras áreas do conhecimento, como a psicologia, por exemplo, a superficialidade das redes digitais sequestrou o conhecimento da astrologia. E, não se engane, esse é um projeto de mundo do capitalismo. Nos afastar dos conhecimentos herméticos e do autoconhecimento, nos prendendo numa espiral de superficialidades que nos deixam constantemente na cabeça, fora do corpo e de nós mesmos, é de utilidade máxima ao capitalismo consumista.
Até o Iluminismo, astronomia e astrologia eram estudadas juntas; só depois veio a separação, como também em tantas outras áreas do conhecimentos, que foram compartimentalizadas e reduzidas para caber no método cartesiano. Que sem dúvida muito nos ajudou a caminhar na sistematização do conhecimento e isso é bem importante, mas também nos alijou de conhecimentos super importantes, simplesmente porque não cabiam no método.
Já se vão mais de 50 anos que Edgar Morin vem nos propondo outro método (o da complexidade) para estudar as ciências humanas e sociais, ou aqueles conhecimentos onde algo de mistério está contido, e que pode ser observado com clareza, mas não explicado apenas pelo 2 + 2 = 4. Ainda que, como no universo, tudo na astrologia, por exemplo, seja matemático. É a coisa mais linda quando nos propomos a observar a astrologia acontecendo, diariamente, frente aos nossos olhos, enquanto a estudamos. Faço isso há mais de 15 anos e ‘namoro’ o conhecimento da astrologia há mais de 30. Não tem fim o quanto se pode aprofundar no autoconhecimento através do nosso mapa astral natal e no conhecimento do mundo, dos mitos, da matemática, da dança do universo.
É uma linguagem complexa que, reduzida aos textinhos e memes das redes, perdeu seu brilho, sua utilidade como conhecimento humano e o pior, perdemos nós a grande oportunidade que a astrologia nos dá de nos autoconhecer através dela. Estude astrologia. estude-se através da astrologia, pratique a astrologia, deixe que a astrologia faça morada no seu corpo. A vida vai ter uma perspectiva completamente diferente.
“Se as astrologias que Jung utilizou foram múltiplas, também o foram seus usos por Jung: na autocompreensão, na autoexperimentação (em particular, na relação com a imaginação ativa com a teurgia), como complemento para sua prática, na compreensão do simbolismo e da hermenêutica, passando, ainda, pelos estudos posteriores de astrologia em suas obras acadêmicas.”(Liz Greene in Jung, o astrólogo)
inscrever-se
Notify of
0 Comentários
mais novos
mais velhos mais votados
feedback em linha
ver todos os comentários

posts relacionados

textos especiais nos equinócios e solstícios por email? Assine.

nunca compartilharemos seus dados

sobre o blog

Esse blog nasceu de um constante mergulhar em mim mesma e no universo ao meu redor.

Traduzir em palavras os sentimentos que me atravessam me ajuda a organizá-los e refleti-los.

Perguntar-nos ‘Quem sou eu?’ é pra que estamos aqui! E eu espero te inspirar a explorar esse tema.

about the blog

This blog was born from the constant dive into myself and the universe around me.

To reflect into words the feelings that emerge, helping me to organize and translate them.

To ask ourselves ‘Who am I?’ is what we are here for! I hope this blog inspires you to explore it.

0
deixe seu comentáriox