Tudo está em movimento o tempo todo. Se o átomo vibra, as moléculas vibram, as células vibram, os órgãos vibram, o corpo vibra. Assim como tudo no universo. Observando a natureza ao nosso redor, fica fácil de perceber isso. O movimento, em ciclos de vida, morte, vida se faz presente nas árvores que recolhem, renascem, florescem e dormem de novo…, na grama que cresce nas chuvas e seca no frio, nas flores que desabrocham a cada estação.
No nosso corpo físico também é fácil perceber, unhas, cabelos, pelos, pele que cresce e morre e nasce o tempo todo. No desenvolvimento psíquico temos ciclos a cada 7 anos para as mulheres e 8 anos para os homens. Cada ciclo tem em si o nasce, cresce, recolhe e transforma…
Conhecer as demandas psíquicas de cada ciclo de vida nos ajuda a fluir com esse movimento da natureza de todas coisas, como um farol que indica a direção. Para as mulheres, é reconhecer seus ciclos do feminino, sua Lua, seu ventre como farol. O que Clarissa Pinkola nomeou como Vasalisa, a boneca no bolso. Ler nosso ventre é ler nossa intuição, nosso farol.
A cada ciclo de 7 anos desde a primeira menstruação, que acontece por volta dos 14 nos, quando o segundo setênio está completo, o feminino em cada mulher se modifica. Cada fase um arquétipo predominante, que irradia energia e influencia a psique daquele feminino em desenvolvimento. Momentos mais egoísta e momentos mais doador, esse feminino que flui em sintonia com o que vibra o farol no ventre e no Céu, tem uma expressão mais integrada em si e no mundo.
Como você se relaciona com seus ciclos?