Um dos principais aspectos de 2025 está acontecendo com força nesse mês de Março e vai reverberar e ter outros momentos de pico ao longo de todo o ano. Estou falando do que está acontecendo entre os últimos e os primeiros graus do zodíaco. Entre os últimos graus de Peixes e os primeiros graus de Áries.
Como falei nesse post, os nodos lunares mudaram em janeiro do zero grau de Áries-Libra para o último de Virgem-Peixes, e o nodo norte em Peixes já encontrou com Vênus, Mercúrio, Netuno e ainda vai encontrar com Saturno. Tudo nessas últimas semanas. E isso é raro e importante.
Vênus passou pelo zero grau de Áries dia 04 de fevereiro, começou a retrogradar no grau 10 de Áries em 01 de março e vai voltar para o 24 de Peixes até 12 de abril, quando arranca direto. Nesse caminho vai encontrar o Nodo Norte e Netuno 3 vezes.
Mercúrio passou pelo zero grau de Áries em 03 de março e no dia 15 começa a retrogradar aí mesmo, no grau 10 de Áries e volta para o 26 de Peixes. Nesse caminho vai encontrar o Nodo norte e Netuno 3 vezes.
Em 11 de março, Vênus retrógrada se une a Mercúrio ali mesmo no grau 9 de Áries.
Em 14 de março teremos o primeiro Eclipse da temporada, no grau 24 do eixo Virgem-Peixes. Vai ser um Eclipse de Lua Cheia em Virgem como Nodo Sul, e vai ser total. Limpeza geral na área Virgem do nosso mapa. Um antes e depois.
Em 20 de março é o Sol que cruza o grau zero de Áries, inaugurando o novo ano astrológico.
Em 22 de março, o Sol encontra com Vênus retrógrada, chamado de Vênus Star Point, no grau 3 de Áries – esse encontro acontece em Áries a cada 8 anos. A última foi em março de 2017.
Em 29 de março teremos o segundo Eclipse da temporada, no grau 9 de Áries. Uma lua nova eclipsada para fechar o processo dos últimos 2 anos em que os Nodos estiveram no eixo Áries-Libra.
Em 30 de março Netuno chega ao grau zero de Áries e fica em Áries por alguns meses. Depois retrograda dos primeiros graus de Áries para os últimos graus de Peixes e volta a cruzar o zero grau de Áries, de maõs dadas com Saturno em fevereiro de 2026.
E em Maio é Saturno que chega no zero grau de Áries para ficar ali até setembro e depois regressa aos últimos graus de Peixes e voltar a cruzar o zero grau de Áries em fevereiro de 2026 pelas mãos de Netuno.
Deu pra sentir como é MUITA COISA? Muita energia estimulando os MESMOS graus do zodíaco. A mensagem é claríssima. Algo (ou algos) tem que acabar para que o novo possa surgir. Experimento algo novo, volto pra trás para depois avançar com mais certeza e confiança. Veja onde está o intervalo entre o grau 24 de Peixes e o 10 de Áries no seu mapa e leia os acontecimentos da sua vida.
Não bastasse isso, teremos em Julho a mudança de Urano de touro para gêmeos. Energia completamente nova.
E claro que o que vale para o individual, vale para o coletivo. É muito evidente o colapso do modelo de mundo que criamos, suas instituições, polaridades, desigualdades, racionalidades… É preciso sonhar um mundo novo – Netuno em Áries – para depois poder construí-lo (junto com Saturno). Com novos valores, como pede essa Vênus, que durante os 41 dias de sua retrogradação nos ajuda a revisar nossas relações e os princípios norteadores de nossas ações. E enquanto isso está acontecendo, Mercúrio retrógrado nos dá a pausa necessária para que o novo eu em formação se apresente ao mundo de forma mais concreta a partir de abril.
Os meses de Maio a Agosto serão astrologicamente de muito movimento, energia de concretização de ideias, lançamentos de novos projetos, modelos e ideias possíveis, seja nas relações, no trabalho ou no mundo. No coletivo e no individual.
Se quiser ler o post 2025, astrologicamente falando – parte 1, clica.