Em janeiro os nodos trocaram de signo e saíram do eixo Áries-Libra e entraram no eixo Virgem- Peixes. Um reset nodal, que acontece quando os nodos lunares passam pelo grau zero de Áries e Libra, a cada 18 anos aproximadamente. A última vez foi em Junho de 2006.
Onde estão os nodos, acontecem os Eclipses. Todos os planetas tem nodos, mas como a Lua influencia nossa vida emocional e está diretamente ligada ao nosso humor, estado emocional, bagagem familiar e ancestral é o que mais nos influencia no dia a dia da vida. Para a astrologia cármica a posição que os nodos ocupam no nosso mapa são fundamentais para entender quem somos, de onde viemos, nodo sul, e para onde devemos mirar nosso foco nessa vida, nodo norte.
Por isso Eclipses são momentos que carregam uma energia de muita transformação, porque carregam em si os propósitos da alma. Caminhar em direção ao chamado do nosso norte é o que viemos fazer nessa vida. Todo o resto são caminhos para chegar ali.
De janeiro/25 a junho/27 estaremos com os nodos de trânsito em Virgem, como nodo sul, e Peixes, como nodo norte. Sempre é uma energia que chama para uma evolução coletiva e individual. O nodo sul em Virgem pede que deixemos um pouco de lado as métricas, a exatidão do pensamento racional, do perfeccionismo, da crítica, do excesso de regra. Enquanto o nodo norte em peixes pede que façamos um movimento em direção a fluir mais, nos adaptarmos mais, acreditarmos mais no mistério da existência.
Virgem é o signo do servir, da correção, de cultivar as sementes plantadas pelo primeiro signo de Terra, touro. É persistente, metódico, dedicado, confiável, justo, correto. Peixes é o signo do confiar, mas também da ilusão. Do permitir que o mistério atravesse o nosso viver e também nos carregue, mas pode ser muito indulgente e sem limites.
Nesse trânsito é preciso integrar os aspectos luminosos de Virgem, construir tijolo por tijolo nosso querer, nosso sonho, nosso objetivo; e de Peixes, integrando saberes inatos que vibram dentro de nós nos assegurando do caminho, porque nos ligam a algo muito maior que sentimos que está aí.
Ter o reset nodal neste ano de 2025 é mais uma das “coincidências” da astrologia que sempre me impressionam. São muitos os aspectos acontecendo no céu deste ano de 2025 no zero grau de Áries, esse grau super cármico, chamado Áries Point, de iniciação; e nos últimos graus de Peixes, de finalizações, fechamentos, deixar ir e integrar as experiências vividas. Explico melhor esses aspectos nesses posts: