2021, astrologicamente falando

Em 2019 escrevi esse texto dizendo que 2020 seria um ano ponte entre o velho e o novo mundo que precisamos construir, quando alguns ciclos estavam se fechando enquanto outros estavam se iniciando, e que muitas estruturas precisariam ruir para que o novo pudesse nascer. Não me parece que foi muito diferente disso né?

E o que a astrologia fala sobre 2021, ano que começa oficialmente para a astrologia hoje, com o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul e de Primavera no Hemisfério Norte, quando o Sol – astro Rei do planeta Terra – passa pelo 0º de Áries, primeiro signo do zodíaco?

Digo que começa oficialmente porque é fato, mas energeticamente já começou em 21/12/20, quando uma nova era, completamente nova, se iniciou para nós – falo melhor disso nesse post. E apesar de estarmos muito acostumados a ver o mundo com os olhos materiais, a verdade é que tudo é energia… e a energia fala mais de movimentos fluidos, sem um começo ou fim exatos, do que gostaria nossa materialidade…

Então… mas de que, energeticamente, nos fala 2021? Fala de uma ‘guerra’ entre o novo que já está e o velho que não quer ir embora..  – aiii desculpem mas não posso deixar de comparar com o que está acontecendo no Ministério da Saúde no momento brasileiro! 🙁

A principal marca astrológica de 2021 são as 3 quadraturas exatas entre Saturno em Aquário, e Urano em Touro, em 17/02, 14/06 e 24/12. Mas é preciso ressaltar que essas quadraturas estarão acontecendo o ano inteiro já que os dois planetas não se afastam o suficiente ao longo deste ano para que a energia da quadratura se desfaça. E o que isso significa?

Quadratura em astrologia nos fala de uma tensão, uma luta de forças que gera intensos chamados de transformação. Saturno, planeta da responsabilidade e das estruturas, do trabalho tridimensional e material que fazemos, com tempo e espaço envolvidos; concretude. No signo de Aquário, o que traz a revolução, o novo, o que quer o bem coletivo acima do individual. Urano, que por sua vez é o regente de Aquário, é esse planeta cuja energia busca transcendência, inovação, reinvenção. Em Touro, que é o signo que rege a terra, nossos valores, nossos bens e dinheiro. (sobre Urano em Touro podem ler mais nesse post de 2018, quando Urano entrou em Touro pela primeira vez depois de 84 anos!)

Ligando os pontos… 2021 nos fala de uma tensão entre matéria e transcendência, entre as velhas estruturas materiais e de poder e novas estruturas coletivas e mais fluidas. Nos pede uma revisão na forma como usamos a terra, o que valoramos, como trabalhamos, como usamos nossos recursos. Nos pede (com força), que revisemos nossas ações egoístas e centradas nos prazeres individuais e de curto prazo para novas ações que sejam mais generosas, que façam mais sentido para o coletivo, para o todo e todos, no longo prazo.

Quando olho para o individual vejo no meu processo e nos muitos que acompanho essa luta acontecendo arduamente. De alguma maneira, cada um de nós buscou uma reinvenção a partir do chacoalhão que tivemos em 2020 com seu cenário sombrio de pandemia, mas não só. Porém, os velhos eus em cada um de nós insistem em voltar, em se fazer presentes, em voltar alguns passos no tabuleiro depois de alguns avances conquistados. Sentem isso?

Coletivamente vejo com cores ainda mais berrantes essa luta. Enquanto vejo cada dia mais pessoas buscando autoconhecimento e consciência, também vejo muitas pessoas se afundando mais e mais na obscuridade da ignorância. Se por um lado vejo cada dia mais forte o êxodo urbano e cada vez mais pessoas aprendendo a ter uma nova relação com a terra e com a alimentação e produção de recursos… parece haver muitas pessoas buscando cada vez mais preencher seus vazios existenciais através do consumo e do acúmulo de dinheiro…

Mas eu acredito piamente que o novo mundo se instalará. Seja porque sou uma otimista de nascença; seja porque estudando a História fica claro que depois de uma idade média vem um renascimento, assim como depois da escuridão da guerra vem a reconstrução; seja porque estudando os ciclos astrológicos me vem uma confiança ainda maior… e a astrologia nos aponta um novo ciclo bastante promissor a partir de 2022, por vários anos a seguir. E outras forças aquarianas estão por chegar!

Além disso, gosto sempre de lembrar que esta vida de cada um de nós é muito breve para podermos testemunhar a longevidade da História, com todos os seus fluxos e refluxos. Gosto muito de um ensinamento que muito me marcou e que se não me falha a memória – me perdoem se não for, sou péssima com detalhes – é de Dr. Edward Bach: esta vida está para A VIDA, assim como um dia na escola está para toda uma vida escolar.

Portanto, sei que o novo chegará para ficar. Mas claro que depende também de cada um de nós!

Que saibamos lutar nossas lutas com afinco, mas como muito amor!

 

p.s.: para quem conhece seu mapa astral, busque as casas onde estão Aquário e Touro e tente analisar o que pode estar significando individualmente essa luta. Na página outros contextos deste blog tem mandalas de signos e casas para download que podem ajudar no estudo. Estou aqui para comentários e dúvidas que eu possa ajudar, tá? 😉 <3

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
+2
inscrever-se
Notify of
0 Comentários
feedback em linha
ver todos os comentários

posts relacionados

Outros saberes no seu email? Assine aqui:

nunca compartilharemos seus dados