vênus em câncer e o cuidar

Aproveitando a energia de Vênus, planeta que rege o feminino, os desejos, o sensorial… em Câncer, signo da casa, da Lua, dos espaços e laços íntimos… ‘quando meus desejos encontram minhas necessidades’! Vênus estará ali nas próximas 3 semanas – de 02 a 27/6 – pedindo uma reflexão sobre o cuidar!

Como me cuido? Como cuido do meu corpo, da minha casa, das minhas relações? Muitas vezes cuidamos mais do outro do que de nós mesmos. Controle? Necessidade de agradar? Ser amado?

Qual tempo tenho dedicado ao cuidar de mim, do meu corpo, dos meus espaços de intimidade? “Ah nunca sobra tempo!”, eu ouço com muita frequência…. Sentimento que eu mesma tive por algum tempo na minha vida.

Até que decidi, ou aprendi, que cuidar mais de mim era o básico necessário para que eu pudesse pretender cuidar de mais alguém. E os passos que dava no meu trabalho como terapeuta também me ajudaram nesse processo de decisão/aprendizado mais acelerado, porque era uma exigência diária, cada vez mais necessária, estar cuidada para poder cuidar.

Fui paulatinamente fazendo uma série de mudanças na minha vida. Começar encontrando tempo no final de semana para uma esfoliação da pele, uma hidratação, um escalda pés… já ajudava muito.

Depois fui alterando meus horários no consultório pouco a pouco, para começar a atender mais tarde e antes disso conseguir fazer minha prática de yoga, caminhar, tomar banho tranquila, comer alguma coisa e entrar no meu trabalho de corpo e alma.

São muitas formas de cuidar de si mesmo e cada um vai encontrar aquele espaço de prazer, aquela prática que faz sentido, aquele horário que combina consigo.

Minha alimentação vem mudando um pouco, sempre, a cada dia, a cada passo do meu processo de autoconhecimento, eu diria… Sinto que é uma forma muito carinhosa de cuidado comigo e com meu corpo quanto mais eu consigo comer orgânicos, de produtores locais, sem tanta comida industrializada, envenenada ou viajada. Cozinhar minha própria comida! Ah, não uso mais microondas, dei o meu de presente faz alguns anos! E ando apaixonada pela minha panela de bambu para fazer tudo no vapor! Aiii que descoberta maravilhosa essa!! <3

Cuidar da minha própria casa tem sido um aprendizado constante. Pelo desafio à preguiça. Pelo treino de concentração, de sentir o corpo e esvaziar a mente enquanto isso… Às vezes, enquanto cozinho ou lavo louça, coloco áudios que não tenho tempo de ouvir em outros momentos, para refletir sobre astrologia por exemplo, que eu adoro aprender!

Sinto que o cuidar de si e o amor próprio estão intimamente vinculados. De fora pra dentro e de dentro pra fora. Frente e verso. Não se separam. Quanto mais me cuido mais me amo e quanto mais me amo mais me cuido. Assim eu sinto.

A consciência que colocamos em cada coisa, cada ato, cada fazer e não fazer é o que vai transformando tudo. Sem esforço. Apenas consciência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
inscrever-se
Notify of
0 Comentários
feedback em linha
ver todos os comentários

textos especiais nos equinócios e solstícios por email? assine.

nunca compartilharemos seus dados

0
deixe seu comentáriox
()
x

sobre o blog

Esse blog nasceu de um constante mergulhar em mim mesma e no universo ao meu redor.

Traduzir em palavras os sentimentos que me atravessam me ajuda a organizá-los e refleti-los.

Perguntar-nos ‘Quem sou eu?’ é pra que estamos aqui! E eu espero te inspirar a explorar esse tema.

about the blog

This blog was born from the constant dive into myself and the universe around me.

To reflect into words the feelings that emerge, helping me to organize and translate them.

To ask ourselves ‘Who am I?’ is what we are here for! I hope this blog inspires you to explore it.