2023, astrologicamente falando

Hoje começa o ano astrológico 2023 e amanhã temos a primeira Lua Nova em Áries deste ano. Como assim primeira? Simmm este ano teremos 2 Luas Novas em Áries, já simbolizando que 2023 traz novos ares!! Para quem não sabe, são 13 ciclos lunares a cada ano, calendário que o tempo gregoriano em que vivemos não segue. Mas não sempre são duas em Áries, o grande iniciador do zodíaco, regido por Marte, pra quem sim é sim e não é não.

Amanhã a Lua Nova é no 1º grau de Áries. Qual melhor jeito de começar um novo ano astrológico? Novo duplamente. A segunda Lua Nova em Áries será Eclipse, no 29º grau de Áries e se dará em conjunção à Júpiter – o maior e mais benéfico planeta do nosso sistema solar! Energia de inícios cármicos no eixo das relações. Não tivemos tão grande energia de impulso para novos começos em anos!

Como já havia avisado no texto sobre o ano astrológico de 2022 – vale ler para entender o grande contexto -, 2023 vem com grande mudança da energia astrológica, ainda que estejamos acabando de fechar alguns ciclos importantes de aprendizado, como de Saturno em Aquário, desde 2020 e de Plutão em Capricórnio, desde 2008!

Saturno, planeta do amadurecimento na vida tridimensional, do estar encarnado, entrou em Peixes, no dia 07 de fevereiro, acompanhado de uma super lua cheia no eixo Virgem-Peixes, mostrando que coisas estavam findando porque um novo ciclo importante precisava começar. Saturno dos limites em Peixes do sem limites, do que transborda. Até Fevereiro de 2026 teremos muitas e diferentes lições na casa Peixes do nosso mapa, assim como veremos significativos impactos coletivos.

Saturno em Peixes vai pedir responsabilidade em assuntos ligados à espiritualidade, às drogas e ilusões, às águas… poderemos ver aprofundar o movimento de ‘queda’ de falsos gurus e seitas, iniciado com Plutão em Capricórnio e o movimento ‘me too’; também um escrutínio maior sobre os movimentos new age que vieram prometendo que o good vibes only era o caminho. Espiritualidade de Peixes, com Saturno ali vai ser coisa séria. Vale ler o texto ‘ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz…’ inspirado na frase de Jung.

Podemos ter que olhar com mais seriedade e maturidade para o assunto das águas do planeta. Depois de uma passagem de Júpiter por Peixes trazendo abundância de águas, Saturno ali pode nos chamar a uma maior responsabilidade no cuidado, preservação e distribuição das águas do planeta. Peixes também rege o inconsciente e com Saturno podemos ver um fortalecimento das psicoterapias profundas em detrimento das promessas de ‘cura rápida e fácil’ que por vezes vemos por ai! Um movimento mais amplo de liberação de drogas para que sejam reguladas e tratadas com seriedade pela sociedade poderá acontecer…

Plutão, planeta da transformação, de vida-morte-vida, entra em Aquário no dia 23/03 para ficar, nessa primeira visita, até 10/06, quando volta para mais um semestre nos graus 28º e 29º de Capricórnio para acabar de fazer o serviço que tem feito ali intensamente desde 2008! Plutão volta a Aquário logo em Janeiro de 2024 para ficar 20 longos anos! Depois do trabalho “adulto” que tivemos que fazer na casa Aquário do nosso mapa com Saturno ali, Plutão chega trazendo salto evolutivo e transformação profunda! Não vivemos ainda um Plutão em Aquário, que não esteve por aí em mais de 200 anos! 😉

Plutão, o deus Hades, o que rege o infra-mundo, tudo que está por baixo, escondido ou ignorado. No signo das massas, Aquário, o que quer revolucionar o status quo. Podemos assistir um crescimento exponencial dos movimentos populares de questionamento dos governos e rumos das decisões, como já estamos vendo no Irã, sobre o tratamento às mulheres, o uso do hijab e o envenenamento de meninas em escolas; em Israel contra a mudança autoritária no sistema judiciário – movimento que está sendo considerado o maior da história do País; ou em países como França e Inglaterra, onde os movimentos de greve e manifestações vem se intensificando e são os maiores das últimas décadas! Seremos chamados à ampliar a consciência sobre o coletivo, toda desigualdade e injustiça social que fingimos não ver, poderá ser escancarada a ponto de não podermos mais ignorar. Também poderemos assistir com cada vez mais intensidade o que há de ‘podre no reino’ da tecnologia e da inteligência artificial, pois Aquário rege a tecnologia e Plutão vai escancarar cada vez mais o lado ‘feio’ da tecnologia, que destrói o humano em nós.

Neste ano teremos Eclipses em 2 eixos diferentes, em Abril, Maio e Outubro. Estamos finalizando o ciclo iniciado em Novembro de 2021 com Eclipses em Touro, como Nodo Norte (NN) e Escorpião como Nodo Sul (NS), e iniciando o ciclo de Eclipses em Áries como NN e Libra como NS.

Os nodos mudam de signo em Julho, mas na primeira temporada de Eclipses já temos o primeiro Eclipse em Áries, em 20 de Abril, de Lua Nova, e o último de Lua Cheia em Escorpião (NS) em 05 de Maio. Em outubro temos o primeiro Eclipse em Libra (NS), também de Lua Nova e o último em Touro (NN), de Lua Cheia.

Fechando aprendizados nas casas Touro/Escorpião do nosso mapa até final desse ano – leia mais nesse texto. Mas o chamado de mudanças nas casas Áries/Libra vem com tudo até 2025!

Outros aspectos  a serem observados com cuidado em 2023 são: o encontro entre Júpiter e NN nos primeiros graus de Touro, fechando o chamado coletivo de NN em Touro e formando uma quadratura fixa com Marte em Leão, Nodo Sul em Escorpião e Plutão em Aquário entre final de Maio e começo de Junho; e a quadratura rara entre um Jupiter em Touro e um Plutão em Aquário, duas áreas do nosso mapa que foram super exigidas com a quadratura duríssima entre Urano em Touro e Saturno em Aquário entre 2021 e 2022! Sai o novo X o velho e entra o pedido de expansão jupteriana X a necessidade de uma transformação plutoniana.

Em resumo, 2023 tem novos desafios cármicos, tem energia de crescimento e expansão e, com certeza, seremos chamados coletivamente a mudanças importantes, já que Peixes e Aquário são signos que falam do todo, de todos…

Datas para anotar:

Saturno em Peixes – de 07/fev/23 a 13/02/26

Plutão em Aquário – de 23/03 a 10/06/23 e depois de Jan/24 a Jan/44

Eclipses – Nodos mudam para Áries (NN)/Libra (NS) em 18/07/23:

  • Lua Nova em Áries (NN), 29º grau, em conjunção a Júpiter – 20/04
  • Lua Cheia em Escorpião (NS), 15º grau, em oposição à Urano – 05/05
  • Lua Nova em Libra (NS), 21º grau – 14/10
  • Lua Cheia em Touro (NN), 5º grau – 28/10

Júpiter em Touro – de 16/05/23 a 25/05/24

Júpiter em Touro em quadratura a Plutão em Aquário – 18/05

Júpiter conjunto ao NN em Touro – grau 3º – 02/06

Vale estudar seu mapa para conhecer melhor esses trânsitos de planetas na sua vida! Se precisar de ajuda para começar, faça seu mapa no astro.com e baixe as mandalas astrológicas, por signo e casa aqui na minha página.

inscrever-se
Notify of
0 Comentários
mais novos
mais velhos mais votados
feedback em linha
ver todos os comentários

posts relacionados

textos especiais nos equinócios e solstícios por email? Assine.

nunca compartilharemos seus dados

0
deixe seu comentáriox

sobre o blog

Esse blog nasceu de um constante mergulhar em mim mesma e no universo ao meu redor.

Traduzir em palavras os sentimentos que me atravessam me ajuda a organizá-los e refleti-los.

Perguntar-nos ‘Quem sou eu?’ é pra que estamos aqui! E eu espero te inspirar a explorar esse tema.

about the blog

This blog was born from the constant dive into myself and the universe around me.

To reflect into words the feelings that emerge, helping me to organize and translate them.

To ask ourselves ‘Who am I?’ is what we are here for! I hope this blog inspires you to explore it.